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Manual para iniciantes (e não só) - By Nikolaz

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Manual para iniciantes (e não só) - By Nikolaz Empty Manual para iniciantes (e não só) - By Nikolaz

Mensagem por KOBE08 Ter Dez 01, 2020 11:18 pm

Recupero esta informação importante que ficou no fórum antigo:

Alguns conceitos a reter:
Amnesty: possibilidade de libertar um jogador sem encargos (liberta cap space). Direito a uma por época com as limitações explicadas de seguida.

Cut: possibilidade de libertar um jogador ficando a pagar (não liberta cap space) até ao final do seu contrato ou até alguém com cap disponível absorver o contrato.

Off season

A off season é composta por 5 fases: Renovações, Draft, FAP, TCs e amigáveis, existindo um período de trocas antes do Draft e outro depois sendo que o período depois só permite trocas que envolvam rookies. A amnesty pode ser utilizada nesta altura até um pouco antes do FAP (prazo definido pela comissão)

Renovações: É enviado um e-mail para todos os GMs que contém um excel com todos os jogadores que expiram contrato, agrupados por equipa. Os jogadores com Team option (ano de contrato a vermelho na página da equipa) cabe ao GM decidir se continua ou não o contrato do jogador, à parte destes o jogador poderá decidir ir para FA ou poderá fazer uma proposta de renovação, se o jogador fizer uma proposta de renovação o GM pode aceitar ficando o jogador com as condições propostas ou rejeitar indo o jogador para FA.
Exemplo de ficheiro de renovações: https://drive.google.com/file/d/0B9Fla6 ... sp=sharing

Draft: É no fundo muito parecido com a realidade, há uma lottery para as equipas que ficaram fora do playoff e as outras são ordenadas pela classificação da temporada anterior. O draft é realizado via WhatsApp e há duas formas de escolher os jogadores, escolhendo presencialmente no WhatsApp no dia e hora indicados ou enviando uma lista com os jogadores pretendidos por ordem de preferência (se tiveres a pick 2, 20 e 45 deverás enviar uma lista com 45 jogadores). O envio de lista é sempre recomendado visto que a escolha presencial se sobrepõe à mesma.
A grande nuance do Draft no champ é que tendo em conta que para cada época da realidade se fazem duas de Champ, os drafts são alternados entre Rookie class da realidade e drafts intermédios com jogadores sem clube ou que não estejam no simulador e estejam na NBA.

FAP: Aqui é onde serão feitas as propostas para contratar jogadores que não tenham renovado. O FAP é feito por posições, primeiro serão contratados os Cs, depois PF, SF, SG e por fim PGs. Dentro dos prazos definidos para cada posição os GMs têm de enviar as suas propostas, via um Excel enviado pela comissão, para os jogadores que pretendem, por ordem de preferência, indicando valor do 1o ano de contrato, percentagem aumento anual (em relação ao valor do primeiro ano de contrato) e número de anos de contrato. O GM que oferecer o valor máximo no total de anos fica com o jogador. Os resultados são difundidos no WhatsApp no fim do prazo para as propostas e depois postados no fórum. Jogadores contratados no FAP não podem ser trocados nos primeiros 30 dias da época e só podem ser amnestiados depois de cumprirem 3 anos de contrato.
Exemplo de ficheiro de propostas: https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... sp=sharing

TCs: é nesta fase que os jogadores aumentam ou decrescem os valores. Há duas formas de os jogadores serem alterados, através do simulador ou com ajustes manuais. O simulador aumenta ou decresce os jogadores conforme o potencial e tempo de jogo. Quanto mais perto dos 50 de potencial mais perto o jogador tem de ficar igual, quanto mais acima mais perto o jogador de crescer, quanto mais para baixo mais perto o jogador de perder capacidades. O potencial vai diminuindo naturalmente com a idade. Os ajustes manuais são apenas para aumentar jogadores e apenas se o jogador estiver muito desfasado da realidade. Não é normalmente utilizado para pequenos ajustes mas para jogadores que tenham dado o salto de uma época para outra.
Jogadores draftados nesse ano não são afectados pelos TCs

Amigáveis: onde se fazem os primeiros testes antes da temporada começar, cada equipa faz 3 amigáveis combinados entre os GMs, equipas que não tenham acertado os 3 jogos serão lhes atribuídos jogos pela comissão com as equipas que estão igualmente livres.

Regular Season:

A época regular consiste nos habituais 82 jogos mas distribuídos em 120 dias de jogo. O All star weekend ocorre no dia 60 e o trade deadline é no dia 100. A época começa com Sims de 3 dias até dia 15 passando a Sims de 5 depois, no final da época regressa a Sims de 3 dias.

DC:
A DC é onde os mestres da táctica brilham, é onde é definida a rotação e o estilo de ataque e defesa. Deve ser enviada sempre que houver modificações ou quando requerido obrigatoriamente pela comissão. ENVIAR SEMPRE PARA: champnba1@gmail.com .O formato é o seguinte:

1st Team: C / PF / SF / SG / PG
2nd Team: C / PF / SF / SG / PG
3rd Team: C / PF / SF / SG / PG

IL :

Key Player: 1st / 2nd / 3rd

Ritmo de jogo: Muito Lento, Lento, Normal, Rápido, Muito Rápido. (escolher apenas 1)
Frequência de 2 contra 1: Nunca, Pouca, Normal, Frequente, Sempre. (escolher apenas 1)
Frequência de Pressão: Nunca, Pouca, Normal, Frequente, Sempre. (escolher apenas 1)
Estratégia Atacante: Interior, Exterior, Balanceado. (escolher apenas 1)
Jogo Psicológico: Sim, Não (escolher apenas 1)

1st team: O teu 5 inicial normalmente serão os jogadores que jogarão mais tempo, não é permitido repetir jogadores aqui.
2nd team: A segunda opção para cada uma das posições, um jogador pode ser segunda opção em duas posições diferentes por isso é possível repetir jogadores na segunda equipa. Este jogador assumirá a posição se o jogador na primeira equipa estiver cansado ou em foul trouble. Um jogador do 5 inicial pode ser segunda opção noutra ou na mesma posição.
3rd team: Muito parecido com a 2nd team mas estes jogadores entram pouco tempo e para quando tanto a primeira como segunda opção estão indisponíveis ou a descansar.

IL: a convocatória é composta por 12 jogadores mas o roster pode conter até 15. Os jogadores excedentes devem aparecer na IL.

1st, 2nd e 3rd key: Os jogadores que serão a primeira opção no ataque, a quem será entregue a bola para criar lançamentos e marcar pontos. 1a, 2a e 3a opção como é lógico

Ritmo de jogo: Quanto mais rápido, mais lançamentos e mais pontos, no entanto o cansaço e os turnovers provavelmente aumentarão, é melhor para equipa com bons extremos, velocidade e bons lançadores. Mais lento é mais recomendável se a velocidade não for muita e as maiores armas forem jogadores interiores, dando tempo para os mesmos chegaram ao lado ofensivo do court e ganhar a sua posição no post.

Frequência 2 vs 1: Com que frequência a tua equipa vai tentar a trap defense. Isto é bom se a equipa adversária tiver, por exemplo, apenas uma estrela ou com pouca capacidade de passe. É uma estratégia de high risk, high reward, requer bons defensores com bom conhecimento táctico.

Frequência de pressão: quanto maior mais vão aumentar os turnovers e os lançamentos falhados dos adversarios, mas também as tuas faltas e o cansaço da tua equipa.

Estratégia Atacante: Acho que se explica a si próprio, exterior para bons extremos e lançadores, interior se os postes forem o forte da equipa e balanceado para um misto dos 2.

Jogo Psicológico: Orientar a tua equipa a fazer mind games com o adversário. Provavelmente mais eficaz com equipas com muita juventude e menos jogadores experientes.


Mercado de Transferências / Regras de Trocas:

O mercado de transferências está aberto desde a altura em que a comissão o anuncie até ao dia 99 no simulador!

Durante a Regular-Season um jogador só poderá ser trocado 30 dias após ter sido transferido anteriormente, ou seja, cada jogador só poderá mudar de equipa num espaço de 30 dias (virtuais). Cada GM terá que respeitar determinadas regras numa transferência: não pode exceder os 15 jogadores, nem ficar com menos de 12! EQUIPAS COM MAIS DE 10.000.000$ DE CAP NEGATIVO, apenas podem fazer trocas quando no respectivo negócio, conseguem baixar esse mesmo Cap.

Uma transferência para ser consumada terá que respeitar a regra dos 85% - O que é isto? - 1º Identifica-se quem oferece + dinheiro em salários dos jogadores envolvidos na troca, o valor que essa equipa dá é multiplicado por 0,85. O resultado da multiplicação é o valor que a outra equipa terá que dar no mínimo. (Existe a excepção caso a equipa que receba mais dinheiro em salários tenha cap room para suporta-los).

Nota: Todas as trocas devem ser postadas pelos dois intervenientes no fórum da liga, com a devida identificação dos agentes envolvidos. Em caso de trocas consideradas polémicas, a comissão tem o direito de pedir uma explicação plausível aos GM’S para posteriormente deliberar sobre a sua legitimidade.

Atributos e Cláusulas dos Jogadores

Todos os jogadores têm 13 atributos diferentes visíveis (numerados de 1 a 99) e alguns escondidos. Como seria de esperar, alguns atributos estão mais ligados a certas posições do que outros. Disponibilizamos uma tabela que relaciona os atributos dos jogadores com as suas posições. Deves prestar atenção aos atributos principais quando queres estimar a qualidade de um jogador.

Center’s

Atributos Principais: Ressaltos def e off, Bloco, Força
Atributos Secundários: Ataque interior, Defesa *interior

Power Foward’s

Atributos Principais: Ressalto def, Ataque interior
Atributos Secundários: Bloco, Força

Small Foward’s

Atributos Principais: 3pts, Velocidade
Atributos Secundários: Ataque perimetro, Defesa ambas, Steal

Shooting Guard’s

Atributos Principais: Scoring, Ataque perimetro
Atributos Secundários: Velocidade, Passe

Point Guard’s

Atributos Principais: Passe, Drible
Atributos Secundários: Velocidade, Cultura Táctica

Truques e guidelines:

Como saber se um jogador pode ou não ser amnestiado: Para saber se um jogador pode ou não ser amnestiado antes do FAP da época X heis como proceder:
- Ir até à secção arquivo no forum
- Abrir o FAP da época X-1 e X-2 para a posição do jogador
- Verificar se o jogador se encontra num desses posts
- Se estiver não pode ser amnestiado, se não estiver então é porque pode

Por exemplo se antes da FAP da época 9 eu quiser dispensar o Kanter, vou ao arquivo e procuro no FAP dos Cs da epoca 7 e 8. Não o encontrando nesses posts então está disponivel para amnesty.

Nota: Há jogadores que mudam de posição a pedido do GM durante a época por isso às vezes convem verificar várias posições (por exemplo: C/PF ou SG/SF).

Gestão: Acima de tudo, este jogo acaba por ser um jogo de gestão. Para se conseguir construir uma equipa de qualidade é preciso principalmente encontrar jogadores com uma boa qualidade/preço (Building Blocks). As formas mais comuns de o conseguir são: Através do draft, jogadores que evoluam muito de uma época para outra na realidade e contenção no FAP. A não ser que a equipa já esteja completamente montada e falte uma peça ou outra, contenção é a palavra de ordem.
Posto isto, alguns pontos a reter:
- Arranjar bons jogadores a bom preço para o banco abre mais espaço no cap para poder adquirir estrelas a preços mais elevados para o 5 inicial.
- Se estás em rebuild garantir picks em drafts com profundidade é uma ótima maneira de começar
- Advinhar que jogadores irão rebentar na realidade e adquiri-los antes disso (via troca ou FAP) é uma forma de adquirir bons jogadores a preços baixos
- Não se precipitar, pedir ajuda a outros GMs mais experientes e avaliar bem os prós e os contras de uma troca, são boas politicas a seguir
- Ninguém consegue construir uma equipa inteira no FAP, trocar toda a gente por jogadores expirantes sem ter picks ou já alguns jogadores com boa qualidade/preço pode se demonstrar um erro gigantesco


Última edição por KOBE08 em Seg Fev 05, 2024 12:35 pm, editado 1 vez(es)
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brunosantiago, mirons, riskado e xik0te gostam desta mensagem

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Manual para iniciantes (e não só) - By Nikolaz Empty Re: Manual para iniciantes (e não só) - By Nikolaz

Mensagem por Pelicano Sex Dez 18, 2020 1:55 pm

Grande Niko!!!
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